Ávido por gerar pautas positivas para reverter o quadro de crise e melhorar a popularidade, o governo vai anunciar na próxima terça-feira,11 de agosto, o Plano de Investimentos em Energia Elétrica. O Planalto não forneceu detalhes do anúncio, mas um convite assinado pelo Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, foi enviado a empresários e associações do setor.
A cerimônia de lançamento do plano pela presidente Dilma Rousseff será realizada às 10 horas, no Palácio do Planalto. A expectativa do mercado é de que, a exemplo do pacote de logística, lançado recentemente, as medidas do setor elétrico considerem investimentos já previstos no planejamento setorial.
Desde o inicio do atual mandato, o ministro tem recebido representantes de associações empresariais para discutir problemas do setor. Além da questão financeira, já encaminhada no caso das distribuidoras, mas ainda em discussão no segmento de geração, o cumprimento dos cronogramas de obras em andamento e a atração de novos investimentos em expansão do sistema estão entre os desafios do planejamento.
Pressionado pelos geradores por uma solução para o custo do déficit hídrico, Braga tenta fechar uma proposta que ponha fim à enxurrada de liminares judiciais que tem afetado a liquidação das operações no mercado de curto prazo. Por conta dessas ações, a inadimplência atingiu este mês 48%, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.