A Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras e a Serasa Experian, realiza todos os anos o Troféu Transparência, que é a escolha das empresas com as demonstrações financeiras mais transparentes do Brasil. Dividida em três categorias, a análise das empresas é feita pelos alunos de mestrado e doutorado da Universidade de São Paulo com base nas demonstrações publicadas.
Dentre as companhias contempladas com o Troféu, sete empresas do setor elétrico foram reconhecidas com o prêmio. São elas AES Eletropaulo e Cemig, na categoria empresas de capital aberto com receita líquida acima de R$ 5 bilhões, EDP Brasil, Taesa e Tractebel, vencedoras na categoria empresas de capital aberto com receita líquida de até R$ 5 bilhões e Eletrosul e Furnas, ganhadoras na categoria empresas de capital fechado.
Em 2015, a premiação chega a sua 19ª edição, sempre com o objetivo de promover a clareza corporativa no mercado. A solenidade de entrega do Troféu será realizada no dia 24 de setembro, em São Paulo.