A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta terça-feira, 4 de agosto, o reajuste tarifário da Iguaçu Distribuidora de Energia Elétrica (Ienergia). O efeito médio a ser percebido pelos consumidores nas contas do próximo mês será de 15,78%, sendo 15,53% para os clientes conectados em baixa tensão e 16,12% para alta tensão. Os novos valores serão aplicados a partir de sexta-feira, 7 de agosto, para 33 mil unidades consumidoras atendidas pela concessionária, localizadas em nove municípios no Oeste de Santa Catarina.

Segundo a Aneel, os custos com transporte e compra de energia foram os itens que mais impactaram a tarifa da Ienergia, já que a empresa passou a ter repasse de energia de Itaipu, que é valorada em Dólar. Em 27 de fevereiro de 2015, a Ienergia passou por uma Revisão Tarifária Extraordinária que elevou as tarifas, em média, em 23,9%. Dessa forma, somados os dois reajustes, a tarifa de energia dos consumidores atendidos pela concessionária aumentou, em média, 39,68% neste ano.

Ao calcular o reajuste, a Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.