A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou nesta terça-feira, 28 de julho, em reunião realizada pela diretoria, que o Operador Nacional do Sistema Elétrico adote a Segunda Revisão Quadrimestral das previsões de carga no Programa Mensal da Operação Eletroenergética de agosto de 2015.
Em julho, o ONS havia informado para a Aneel que era necessária a revisão da carga e encaminhou a nota feita em conjunto com a Empresa de Pesquisa Energética, em que se constatou a expectativa de redução de quase 1,5% no consumo total de energia no Sistema Interligado Nacional em relação a 2014; e de 1,8% na carga. As bandeiras tarifárias, implantadas em janeiro deste ano, e as revisões extraordinárias e ordinárias elevaram as tarifas, o que trouxe a alteração no consumo que motivou a revisão da carga.
Durante a votação, o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, atentou para o fato de que enquanto a região Sudeste vai ter uma queda significativa, as regiões Norte e Nordeste tiveram a carga revisada para cima. Já Reive Barros lembrou que a revisão da carga tem origem principalmente na queda da atividade econômica.