O engenheiro eletricista Mauro Carmello será o novo gerente da área de distribuição de energia da CESI Brasil. O novo gerente tem o desafio de ampliar a participação da consultoria italiana na área de distribuição de energia no país. A empresa atua mundialmente em engenharia, testes e consultoria de sistemas de potência no setor elétrico, com relevante atuação em projetos de transmissão no país.

Mauro é formado pela Unesp e tem MBA em Gestão de Negócio com Ênfase no Setor Elétrico pela FIA/USP. É formado também pela FGV, no Curso de Especialização em Administração para Graduados e, também, pela Fundação Escola de Comércio Álvares, no curso de Especialização em Análise de Sistemas. O novo gerente traz para o CESI Brasil 28 anos de experiência no setor de distribuição, tendo atuado nas áreas de engenharia, tecnologia de informação e em projetos de modernização empresarial e de implantação de sistemas técnicos de distribuição de energia. Carmello foi gerente de engenharia de áreas de sistemas de automação de redes de distribuição e de sistemas de medição de energia. Nos últimos anos liderou várias iniciativas de implantação de redes inteligentes do Grupo CPFL Energia.

De acordo com o novo executivo, embora o mercado de energia tenha passado por turbulências nos últimos anos, a expectativa para os próximos anos é de recuperação. Ele credita o cenário favorável a fatores como o surgimento de inovações tecnológicas, a adoção do smart grid, a introdução de geração distribuída, a pressão da sociedade em relação ao impacto ambiental e um consumidor mais consciente em relação ao uso da energia. Segundo ele, o CESI participou dessas mudanças nos países europeus, e com a experiência adquirida, poderá ajudar as empresas brasileiras nesses novos desafios.

A área de distribuição de energia deverá atuar em projetos de medição inteligente, integração de geração distribuída à rede, armazenamento de energia, redes inteligentes, gestão de ativos e na coordenação de projetos de P&D. Para Paulo Esmeraldo, gerente geral do CESI no  Brasil, a contratação de Mauro Carmello, amplia a oferta de serviços da empresa no Brasil, onde ela tem atuado mais fortemente no setor de transmissão, contribuindo com a experiência mundial em projetos de transmissão em corrente contínua, em extra e ultra alta tensão.