A CPFL Energia inaugura os dois primeiros eletropostos públicos de Campinas (SP), ampliando para seis o número de pontos de carregamento em operação no âmbito do Programa de Mobilidade Elétrica do Grupo. As novas instalações permitirão o reabastecimento gratuito dos veículos elétricos que circulam pela região. Um dos eletropostos foi instalado na área externa da Oficina Servicentro Automotivo no bairro Jardim do Trevo. Já o segundo ponto foi colocado em frente à sede da CPFL Energia, na Rodovia Engenheiro Miguel Noel Burnier, nº 1755, no Parque São Quirino.

Os novos eletropostos possibilitarão o carregamento da frota de táxi elétricos já em circulação em Campinas que haviam sido comercializados pela BYD, além dos outros nove veículos que integram o Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL e os demais carros que rodam pela região. De acordo com os dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, cerca de 1.800 unidades foram licenciadas no Brasil de 2012 a 2015, entre 100% elétricos e híbridos.

De acordo com Rafael Lazzaretti, diretor de Estratégia e Inovação do Grupo, com os eletropostos públicos, a CPFL terá condições de avaliar o impacto dos veículos elétricos na rede de distribuição local e também ganhará know-how para desenvolver e operar uma rede própria de eletropostos. Os eletropostos serão do tipo carregamento rápido, reabastecendo 80% da bateria dos veículos em meia hora. Os equipamentos são compatíveis com os carros elétricos fabricados com plug tipo 2, o que inclui as montadoras Renault, BYD e BMW. Cada ponto de carregamento tem um custo total estimado em R$ 30 mil e permite o abastecimento de energia elétrica de um carro por vez.

Para que possam usar os eletropostos, os usuários precisarão efetuar um cadastro prévio junto à equipe do Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL. Os usuários cadastrados poderão recarregar seus veículos elétricos no eletroposto gratuitamente até que a Agência Nacional de Energia Elétrica regulamente a cobrança para a mobilidade elétrica no País. Os pontos de carregamentos públicos foram viabilizados em parceria com a BYD. A fabricante chinesa será responsável por bancar a conta de energia dos eletropostos público, até que o modelo de cobrança definido pela Aneel esteja regulamentado. A CPFL Energia, como contrapartida, arcará com as despesas de compra e instalação dos equipamentos e, no caso do eletroposto na sua sede, com o custo da energia.

No início de junho, a CPFL Energia anunciou uma parceria com a Rede Graal para a instalação de dois pontos de carregamento em postos da rede nas Rodovias Anhanguera e Bandeirantes. Ao todo, o Programa de Mobilidade Elétrica vai instalar 30 eletropostos na área de concessão do Grupo. Em aplicações residenciais, o custo do investimento, considerando as adequações elétricas e a instalação do eletroposto, é de aproximadamente R$ 5 mil e permite o recarregamento entre 6 e 8 horas da bateria do veículo.

Os dois primeiros eletropostos públicos de Campinas fazem parte do Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia, projeto de Pesquisa e Desenvolvimento que estuda os impactos do uso dos veículos elétricos financiado com recursos do programa de P&D da Aneel. A pesquisa receberá R$ 21,2 milhões em investimentos até 2018, quando será concluída. Atualmente, o projeto encontra-se na sua segunda fase. A expectativa nesta etapa é de ampliar a frota própria de veículos elétricos de seis para até 27 carros e aumentar o número de eletropostos em operação de quatro para até 30. Os pontos de recarregamento serão colocados em outros locais públicos, como shoppings centers, postos de serviços e na prefeitura, e em locadoras de carros.