As fortes chuvas que atingiram os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul na madrugada desta terça-feira, 14 de julho, prejudicam o fornecimento de energia elétrica em diversos municípios.
Segundo a Celesc, chuvas com raios, queda de granizo e fortes rajadas de vento causam destruição no sistema, principalmente, nas regiões do oeste e meio-oeste catarinense. Os municípios mais atingidos são Chapecó, São Miguel do Oeste e Concórdia, nas quais mais de 40 mil unidades consumidoras estavam, até a manhã desta terça-feira, sem energia. Os principais estragos foram causados por queda de vegetação e raios sobre a rede elétrica. As condições de acesso aos locais das ocorrências, por conta de enchentes e deslizamentos, dificultam a chegada das equipes para proceder os reparos necessários. De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, as condições permanecem altamente favoráveis à ocorrência de temporais no estado.
Já no Rio Grande do Sul, a RGE divulgou através de comunicado que os temporais afetam 36,5 mil clientes da companhia em sua área de concessão. Os municípios mais prejudicados são Caxias do Sul, Parobé, Cândido Godói, Taquara, Glorinha, Igrejinha, Ernestina e Centenário. A AES Sul informou que as chuvas causaram alagamentos em várias cidades gaúchas, obrigando a empresa a interromper a distribuição de energia elétrica por medida de segurança. De acordo com a companhia, na manhã de hoje haviam cerca de 30 mil clientes sem o fornecimento disponível.