A Celpe está investindo R$ 17,6 milhões para transformar a rede elétrica de Fernando de Noronha em smart grid. Para tanto, a empresa está modificando a infraestrutura elétrica da ilha em Pernambuco e já comprou 850 medidores inteligentes. Com o investimento, a empresa pretende entender melhor o comportamento da carga da região e aplicar ações de eficiência energética.
O projeto reunirá as tecnologias mais modernas de medição, telecomunicação, informação e automação de sistemas elétricos. A nova rede elétrica permitirá uma melhor gestão e monitoramento do consumo de energia de cada ponto em Noronha, além de proporcionar agilidade na correção de falhas elétricas, processos de leitura e ações de religamento.
“Noronha vai ser 100% smart grid”, afirmou Solange Ribeiro, presidente da Neoenergia, holding que controla as concessionárias Celpe, Coelba (BA) e Cosern (RN). Segundo a executiva, a implantação das redes inteligentes também vai proporcionar o desenvolvimento da microgeração no arquipélago. Solange conversou com jornalistas após a inauguração da segunda usina solar Noronha II (550 kWp), nesta sexta-feira, 10 de julho.
Segundo Ana Mascarenhas, gerente de eficiência energética da Neoenergia, a expectativa é que só com o monitorando da carga já proporcione uma econômica de 10%. “As redes inteligentes dá um enorme subsídio para se trabalhar a eficiência energética”, afirmou.
Jose Eduardo Tanuri, diretor de regulação da Neoenergia, explicou que as tecnologias de smart grid permitirão uma recomposição mais ágil das cargas em casos de falta de energia. “Quase não vai precisar de intervenção humana. Outra coisa que vai ter é um maior conhecimento sobre o perfil de caga de cada unidade, permitindo direcionar melhor o atendimento para aquela região”, explicou. Com esse maior conhecimento da rede, também podemos melhorar o perfil de geração da ilha. Esse projeto de smart grid viabilizará a melhoria de tudo isso. A ilha ficará com um perfil de consumo de energia muito mais sustentável”, completou Tanuri.
*O repórter viajou a convite da Neoenergia