Alstom assina novos acordos para fornecer equipamentos com a Norte Energia

Novos contratos proporcionarão 74,3 milhões de euros em receitas à fabricante francesa

A Alstom concluiu dois novos negócios com a Norte Energia para fornecer equipamentos para a hidrelétrico de Belo Monte (11.233MW), localizado no Rio Xingu, no estado do Pará. O primeiro negócio concedido consiste no fornecimento de turbina e geradores adicionais para a hidrelétrica, por meio do Consórcio ELM, juntamente com Andritz e Voith. A participação da Alstom no consórcio é de cerca de 70 milhões de euros. A entrega deve ser concluída em 2018.

O segundo contrato será conduzido pelo consórcio liderado pela Alstom com a Bardella para o fornecimento de equipamentos hidromecânicos. O valor total do negócio é de 14 milhões de euros, e a participação da Alstom é de 4,3 milhões de euros. O escopo total do projeto inclui 10 stop logs provisórios para a entrada de água de Pimental e 18 stop logs provisórios para o tubo de sucção de Belo Monte. Bardella e IMMA (Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia – uma joint-venture entre Alstom e Bardella) são as outras fornecedoras nesse escopo. A entrega deve ser concluída em novembro de 2016.

Em janeiro de 2012, o consórcio liderado pela Alstom, incluindo a empresa alemã Voith e a austríaca Andritz, foi escolhido para fornecer 20 conjuntos turbina-gerador (14 turbinas-gerador Francis de 611 MW cada para a usina Belo Monte e seis turbinas-gerador Bulbo de potência nominal – no eixo – de 39,8MW cada para a usina Pimental) e demais equipamentos eletromecânicos destas usinas. Como parte do fornecimento, a Alstom está encarregada de entregar para a usina Belo Monte sete conjuntos turbina-gerador Francis, equipamentos hidromecânicos, barramentos e subestações isoladas a gás (GIS) para as 18 unidades geradoras.