A partir do dia 6 de julho, todas as embarcações que precisarem passar pela região do Sítio Pimental pelo rio Xingu, em Altamira (PA), deverão usar o Sistema de Transposição de Embarcações, implantado pela Norte Energia. Até maio, 7.500 pessoas já usaram o STE, instalado em 2013 próximo ao Sitio Pimental, no Rio Xingu. O sistema mantém a navegação contínua no rio, na área da UHE Belo Monte. Entre janeiro de 2013 e maio passado, 2.050 embarcações passaram pelo local. Só em 2014, a plataforma transpôs 334 embarcações, auxiliando o transporte de 1.116 pessoas. O uso do STE se faz necessário em função da conclusão do barramento do rio, na margem direita, para o futuro enchimento do reservatório principal da Hidrelétrica.

Segundo a Norte Energia, o serviço é bem avaliado pelos usuários: 94% dos consultados em pesquisa em maio deste ano consideram satisfatório o tempo levado para usar o sistema, e 4,6% declararam não se importar com esse aspecto quando precisaram usar o mecanismo. Construído e operado pela Norte Energia, empresa concessionária da UHE Belo Monte, o STE é uma das ações previstas no Projeto Básico Ambiental do empreendimento. O sistema garante a navegabilidade das embarcações entre a Volta Grande do Xingu e o trecho posterior à barragem principal do empreendimento, situada próximo à Casa de Força Complementar da usina, no Sítio Pimental.

Totalmente gratuito para os usuários, o sistema é capaz de transportar embarcações de até 35 toneladas de um lado ao outro do rio. Barcos e balsas de mais de seis toneladas são içados por equipamentos e postos em carretas projetadas para transportar as embarcações. Canoas, lanchas, voadeiras, rabetas e barcos de menor porte são retirados da água e também levados em carretas para a outra margem do rio. O trajeto é de menos de 800 metros. Os passageiros são transportados em vans e há um centro de apoio com informações sobre o serviço. A apresentação das informações sobre as etapas do enchimento dos reservatórios da Hidrelétrica e o balanço das transposições feitas no rio Xingu entre janeiro de 2013 e maio de 2015 foi realizado na 7ª reunião do Comitê de Acompanhamento Permanente do STE, que ocorreu em Altamira.