O presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica, Nelson Fonseca Leite, foi nomeado presidente do Conselho Consultivo da Empresa de Pesquisa Energética, de acordo com a portaria 299 do Ministério de Minas e Energia, publicada na semana passada. O mandato tem duração de três anos. Para a vice-presidência do conselho foi escolhido um representante dos geradores de energia, o presidente da Associação dos Produtores Independentes Elétrica, Guilherme Jorge Velho.
Leite, que é membro representante dos distribuidores, tem como suplente na posição o presidente da Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica, Alexei Vivan. Velho, que responde pelos geradores hidrelétricos, tem como suplente Flavio Antonio Neiva, presidente da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica. Os geradores termelétricos são representados por Xisto Vieira Filho, presidente da Abraget.
Os transmissores tem como representante, o presidente da Abrate, Mario Dias Miranda. Elbia Silva Gannoum, presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, representa os empreendedores de fontes alternativas; e o suplente é Charles Lenzi, presidente da Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa. O conselho tem ainda representantes dos segmentos de consumo e da comunidade cientifícia, além dos setores sucroalcooleiro, carvão mineral, distribuição de gás e de combustível, e petróleo e gás. O Fórum de Secretários de Estado para Assuntos de Energia tem um representante para cada região geográfica do país.