O Ibama emitiu na última sexta sexta-feira, 19 de junho, a Licença de Instalação para a UTE Pampa Sul, localizada no município de Candiota, no Rio Grande do Sul. A hidrelétrica compreende uma unidade geradora de energia elétrica a partir da queima do carvão mineral, com capacidade de geração de 340 MW. A tecnologia será de combustão em leito fluidizado e o resfriamento das caldeiras será feito a partir da captação de água do reservatório, que vai ser construído no Rio Jaguarão.
O projeto UTE Pampa Sul foi aprovado como empreendimento prioritário para geração de energia pela Portaria nº 187, de 8 de maio de 2015, do Ministério de Minas e Energia, e deverá fornecer energia elétrica para o mercado por meio do Sistema Interligado Nacional, contribuindo para a estabilidade do sistema energético.
No licenciamento da UTE Pampa Sul para a fase de instalação, é prevista a execução de 19 programas ambientais relativos aos meios físico, biótico e socioeconômico. As diretrizes estabelecidas pelo Ibama visam a significativa redução no consumo de água pela usina; alternativas de traçado das estradas de acesso para evitar impactos decorrentes do aumento do trânsito de caminhões na Vila de Seival, distrito de Candiota (RS); medidas de salvamento e prospecção arqueológica estabelecidas pelo licenciamento ambiental do Ibama em parceria com o Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional. As medidas estabelecidas pelo Licenciamento Ambiental possibilitaram conciliar modernização e preservação da história regional.