A Sonda Utilities traz para o mercado da distribuição um módulo de gestão de débitos capaz de reunir multas, juros e valores em atraso em uma única fatura de segunda via de conta. De acordo com Edson Yamagata, executivo da empresa, como a segunda via deve ser similar a original, com os juros só podendo aparecer na cobrança seguinte, há ocasiões em que as distribuidoras tem perdas financeiras ao não inserir essa cobrança.

"Isso acontece especialmente quando o cliente deixa uma determinada área de concessão. Ele pode deixar débitos mesmo sem querer", explica o executivo. A inovação no software de gestão Comercial Solution elimina a necessidade de se gerar uma fatura contendo apenas multas, juros ou encargos. O sistema pode ainda corrigir a data de vencimento para a quitação dos débitos. Ele conta que, se em um primeiro momento o montante que a concessionária deixa de arrecadar pode parecer pequeno, os resultados preliminares indicam a funcionalidade da solução. "Fizemos um levantamento para um determinado cliente o valor chegou a R$ 1 milhão", diz. O agrupador já está sendo experimentado em algumas distribuidoras, como a Copel (PR).

Segundo o executivo, as demandas das concessionárias de distribuição de energia vêm mudando ao longo do tempo. Em alguns casos, os pedidos são para soluções que contemplem problemas como a fiscalização das perdas comerciais, enquanto em outras distribuidoras não tem essa preocupação. "Cada cliente tem uma estrutura de necessidade diferente em relação a outra", avisa. A empresa, que é uma das líderes no fornecimento de soluções, vê no forte aumento das tarifas que vem sendo praticado desde o início do ano um indicativo que esse tema vai ficar no radar das distribuidoras. "Há uma preocupação das empresas em relação a inadimplência, que pode aumentar", aponta.  

As empresas de energia respondem pela maioria dos pedidos da Sonda Utilities. A intenção de Yamagata é que pelo menos 80% dos clientes que já estão na carteira da empresa adquiram o software de gestão. Segundo Rivaldo Ferrreira, diretor executivo da empresa, a divisão está completamente focada nos clientes, buscando melhorar a eficiência deles e oferecer soluções inovadoras com retorno de investimento garantido.