A Silver Spring Network fornecerá tecnologia para combater o furto de energia em algumas áreas na Cidade do México. Em parceria com a Tecnologias EOS, sob o consórcio Megacable e Hola Innovación, as empresas foram escolhidas pela Comissión Federal de Eletricidade para implantar o projeto "Redução de perdas na distribuição", que inicialmente atingirá 140 mil clientes residenciais e comerciais do Distrito Central da Cidade do México. "Caso os resultados se comprovem, a ideia é expandir [o projeto]", disse Gadner Vieira, vice-presidente de vendas na Silver Spring. Segundo o executivo, o furto de energia no México é ainda mais grave que no Brasil. A solução da Silver Spring buscará reduzir o furto de energia, enquanto a Tecnologias EOS fornecerá mostradores remotos internos aos domicílios para ajudar os clientes a monitorar o consumo de energia.
A Comissión Federal de Eletricidade (CFE) é a maior distribuidora central nas Américas, com mais de 38 milhões de clientes em mais de 16 regiões em todo o México. De acordo com a CFE, quase 15% de sua produção total de eletricidade em 2013 foi perdida devido a furto ou inadimplência, e em algumas áreas da Cidade do México, essa taxa aumenta para até 35%. Para ajudar a superar esses desafios, a Silver Spring está introduzindo uma solução de rede e software que permite a CFE reduzir perdas não técnicas, aumentar a precisão do faturamento e implantar operações remotas de corte e religamento dos consumidores.
De acordo com Vieira, o software trabalha com o cruzamento de informações existentes na rede. Toda vez que o sistema identifica um desvio de padrão, é emitido um sinal de alerta à concessionária, que por sua vez manda uma equipe à campo para verificar se houve um mal-entendido ou se há uma ação deliberada para fraudar o consumo de energia elétrica. "Essa tecnologia permite em tempo real entender o que está acontecendo em campo, se há tentativa de fraude", afirmou Vieira.
Atualmente, a CPFL utiliza uma variação da solução da Silver Spring no Brasil. Contudo, o foco da companhia paulista está nos grandes consumidores. Vieira revelou que outros clientes estudam implantar a tecnologia de combate as perdas no Brasil. Ele lembra que, a longo prazo, o combate ao furto de energia contribui significativamente para baratear a conta de energia de todos os consumidores, pois o custo da energia que não é faturada acaba sempre sendo rateado por todos clientes da distribuidora.