Norte Energia reflorestará 26 mil hectares na área de Belo Monte

Ação faz parte do PBA da hidrelétrica, que conta com 43 projetos

As áreas do canteiro de obras da hidrelétrica Belo Monte, na região do Xingu, vão ganhar em breve 26 mil hectares de reflorestamento. Segundo o documento das condicionantes ambientais da Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação do empreendimento, a área recuperada será cinco vezes maior que a vegetação suprimida para a criação dos reservatórios da usina.

O projeto de reflorestamento também prevê a instalação da Área de Preservação Permanente do reservatório, um extenso campo de vegetação que permitirá a manutenção das diversas espécies de fauna e flora naturais do local. Além de reflorestar e proteger áreas degradadas – principalmente pela agricultura e pecuária desenfreada na região -, a Norte Energia também contribuirá para a preservação de áreas protegidas da Volta Grande do Xingu.

A ação faz parte do Projeto Básico Ambiental da empresa, um pré-requisito para a concessão e instalação da UHE Belo Monte na região. O PBA conta, apenas na parte ambiental, com 43 projetos distribuídos em 22 programas e 6 planos. Eles compreendem desde análises da qualidade da água até a preservação de porções significativas de habitat natural.