As áreas do canteiro de obras da hidrelétrica Belo Monte, na região do Xingu, vão ganhar em breve 26 mil hectares de reflorestamento. Segundo o documento das condicionantes ambientais da Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação do empreendimento, a área recuperada será cinco vezes maior que a vegetação suprimida para a criação dos reservatórios da usina.
O projeto de reflorestamento também prevê a instalação da Área de Preservação Permanente do reservatório, um extenso campo de vegetação que permitirá a manutenção das diversas espécies de fauna e flora naturais do local. Além de reflorestar e proteger áreas degradadas – principalmente pela agricultura e pecuária desenfreada na região -, a Norte Energia também contribuirá para a preservação de áreas protegidas da Volta Grande do Xingu.
A ação faz parte do Projeto Básico Ambiental da empresa, um pré-requisito para a concessão e instalação da UHE Belo Monte na região. O PBA conta, apenas na parte ambiental, com 43 projetos distribuídos em 22 programas e 6 planos. Eles compreendem desde análises da qualidade da água até a preservação de porções significativas de habitat natural.