A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica disponibilizou para todos os agentes nesta segunda-feira, 1º de junho, o Sistema Integrado de Gestão de Ativos, o SigaCCEE. A nova solução de modelagem de ativos pode ser acessada pelo menu de sistemas na página inicial do conteúdo exclusivo do site da Câmara de Comercialização, ou diretamente pelo link:http://siga.ccee.org.br/. A ferramenta é utilizada no cadastro de ativos de consumo e de geração junto à CCEE, para possibilitar a contabilização e liquidação das operações.
O SigaCCEE foi desenvolvido para tornar as operações mais ágeis, práticas e transparentes para os agentes. O preenchimento das informações está mais didático e conta com validações automáticas e alertas para evitar idas e vindas no processo de modelagem. Também não será mais necessário que o solicitante preencha as informações em duas etapas, com validação intermediária da CCEE. Na nova solução, o usuário preenche os dados da solicitação de uma só vez e as validações são feitas em seguida pelo agente proprietário, concessionária e CCEE, trazendo mais agilidade para esta rotina.
Outro destaque é a integração entre a nova solução e os demais sistemas da CCEE, como o CliqCCEE, o Sistema de Gestão de Processos, o cadastro de agentes e o Sistema de Coleta de Dados de Energia. Essa integração possibilita que o usuário tenha uma porta única de entrada de dados. Os agentes deverão realizar novas solicitações para modelagem de seus ativos pelo SigaCCEE. Para evitar retrabalhos, os usuários poderão concluir seus pedidos em andamento pelo Soma até o final de junho. Caso o usuário queira realizar pelo SigaCCEE alguma solicitação que está em andamento no Soma, este deve abrir chamado pelo e-mail atendimento@ccee.org.br solicitando o cancelamento do processo no antigo sistema. A partir de julho, as solicitações não concluídas no Soma não poderão mais ser tratadas por lá e os agentes deverão abrir novo pedido no SigaCCEE.