Aneel abre audiência para edital do 1º leilão de reserva de 2015

Certame exclusivo para fonte solar fotovoltaica tem 382 projetos cadastrados na EPE

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a abertura de Audiência Pública com a proposta do edital 1º Leilão de Energia de Reserva de 2015, destinado exclusivamente à contratação de energia de empreendimentos de fonte solar fotovoltaica. O certame marcado para 14 de agosto prevê a negociação de contratos de 20 anos para projetos a partir de 5 MW, com suprimento a partir de 1º de agosto de 2017.

O documento ficará disponível para contribuições desta quarta-feira, 3 de junho, até o próximo dia 3 de julho. A contratação tem como objetivo complementar a oferta e reduzir o desequilíbrio em relação à demanda de energia. Os empreendimentos terão de preencher requisitos mínimos de desempenho, como é exigido dos projetos eólicos.

O leilão exclusivo tem 382 projetos cadastrados na Empresa de Pesquisa Energética, com capacidade instalada total de 12,5 mil MW. O estado da Bahia tem o maior número de empreendimentos – 140 – com mais de um terço da potência prevista: 4,4 mil MW. Foram apresentados 61 projetos no Piauí; 39 no Rio Grande do Norte; 36 em Minas Gerais; 34 em São Paulo; 31 em Pernambuco; 18 na Paraíba; 15 no Ceará; cinco em Tocantins; dois em Goiás e um em Mato Grosso do Sul.

O primeiro leilão voltado para a energia fotovoltaica foi realizado em outubro do ano passado e teve preço médio de R$ 215,12/MWh, considerado bastante competitivo em relação aos preços vendidos no resto do mundo. Foram contratados no certame 890 MW de capacidade instalada.