A AES Eletropaulo inaugurou na última quinta-feira, 28 de maio, a Estação Transformadora de Distribuição Esplanada, que atende o munícipio de Embu das Artes e regiões próximas, em São Paulo. Na ocasião, a companhia ligou os dois últimos circuitos programados para 2015, o que contribui para a melhoria da qualidade e da continuidade do fornecimento de energia elétrica para a população de Embu e de outras cidades paulistas, como Itapecerica da Serra, Taboão da Serra e Cotia.
A subestação foi energizada no fim de 2014 e tem capacidade total de 120 MW, que já estão disponíveis e são suficientes para atender mais de 330 mil pessoas. O complexo compreende, ainda, um Ramal Aéreo de Estação, uma Linha de Distribuição Subterrânea e uma Linha de Distribuição Aérea. O investimento foi de R$ 41 milhões. A subestação conta com três transformadores de 40 MW de potência, 12 circuitos de distribuição de energia com 80 quilômetros de extensão e tecnologia Spacer Cable, sistema menos suscetível a intervenções externas, como o contato com galhos de árvore. Tudo isso, alimentado por meio de uma nova LT em duplo circuito na tensão de 88 mil volts.
Outro projeto da AES Eletropaulo, o Complexo Granja Viana, já tem previsão para começar. O conjunto de obras será construído nos municípios de Cotia e Carapicuíba, com investimento previsto de R$ 60 milhões. Os trabalhos serão iniciados em 2016 e beneficiarão cerca de 440 mil consumidores. A AES Eletropaulo atua na região metropolitana de São Paulo. Distribui energia elétrica para 24 municípios paulistas e atende aproximadamente 20,1 milhões de clientes.