Um acidente matou três pessoas que trabalhavam na construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. A fatalidade ocorreu por volta das 2 horas da manhã do último sábado, 30 de maio, na área industrial do Sítio Belo Monte. Segundo o Consórcio Construtor de Belo Monte, um silo da central de concreto desabou durante a operação de descarga de um caminhão.
"É com imenso pesar que o CCBM informa que o Corpo de Bombeiros de Altamira (PA) concluiu o resgate dos corpos dos ajudantes de produção Denivaldo Soares Aguiar, José da Conceição Ferreira da Silva e Pedro Henrique dos Santos Silva, vítimas de acidente ocorrido na madrugada deste sábado no Sítio Belo Monte. O CCBM solidariza-se com a dor dos familiares e amigos, e está prestando todo o apoio às famílias."
Ainda de acordo com informações do consórcio, outros três trabalhadores ficaram feridos com o desabamento. Eles foram atendidos por equipes médias da CCBM e depois levados ao hospital de Altamira. Dois entre os feridos apresentaram escoriações leves, já tendo sido liberados pelos médicos, e um teve fratura no ombro. "A Norte Energia lamenta e se solidariza com as famílias dos operários vitimados em acidente na área da central de concreto", escreveu em nota à imprensa.
A empresa informou que está assegurando toda a assistência necessária às famílias das vítimas. Equipes técnicas ainda buscam identificar as causas do acidente. "A Norte Energia agradece as manifestações de solidariedade recebidas, especialmente dos trabalhadores dos canteiros de obras da hidrelétrica Belo Monte os quais, mesmo abalados pela fatalidade que vitimou companheiros de trabalho, manifestaram o firme compromisso que têm com a conclusão do empreendimento, tão importante para a região e para o Brasil."
Belo Monte é uma megahidrelétrica estudada desde a década 1970 no rio Xingu. Poderá gerar, no pico, cerca de 11 mil MW e, na média, mais de 4,5 mil MW de energia firme. Foi licitada em abril de 2010 e tinha previsão de iniciar a operação em fevereiro de 2015, mas essa data foi postergada para 2016. A Norte Energia é composta por Eletrobras (15%), Chesf (15%), Eletronorte (19,98%), Petros (10%), Funcef (10%), Neoenergia (10%), Amazônia (Cemig e Light – 9,77%), Vale (9%), Sinobras (1%) e J.Malucelli Energia (0,25%).