Desligamento automático do barramento de 69 kV da SE Narandiba, na Bahia, às 17:46 horas da última quinta-feira, 28 de maio, causou interrupção de 157 MW de carga da Coelba (BA) na região metropolitana de Salvador. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a acusa está sendo apurada. Às 17:47 as cargas começaram a ser restabelecidas e às 18:22 foram normalizados todos os equipamentos e cargas.
Na última quinta-feira, a queda de três torres da Linha de Transmissão 230 kV Rio Verde Furnas / Barra do Peixe, próximas da cidade de Caiapônia (GO), causou o desligamento automático dessa linha e da LT 500kV Ribeirãozinho/ Rio Verde Norte. Ocorriam fortes chuvas com descargas atmosféricas e rajadas de ventos. Não houve interrupção de carga no Sistema Interligado Nacional, mas as linhas permanecem impedidas, com previsão de retorno para o próximo dia 5 de junho.
Com a indisponibilidade das linhas, é necessária a redução da geração interna no estado de Mato Grosso, incluindo a UTE Cuiabá. A exportação de energia só poderá chegar a 380 MW, para assegurar a manutenção da segurança elétrica no estado.