A Empresa de Pesquisa Energética credenciou 382 projetos de geração de energia fotovoltaica para o primeiro leilão de energia de reserva de 2015, somando 12.528 MW de capacidade. Os projetos ainda precisam passar pela fase de habilitação para estarem aptos a participar do certame, que será realizado no próximo dia 14 de agosto.
De acordo com Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética, o leilão surpreende pela grande quantidade de projetos inscritos, que totalizam capacidade superior a de Belo Monte, de 11.233 MW. Ainda segundo ele, o grande número de projetos credenciados antecipa que o leilão será bastante competitivo, o que é benéfico para os consumidores.
A Bahia lidera em volume de projetos e potência cadastrados, com 140 empreendimentos que somam capacidade instalada de 4.409 MW. Em seguida vem o Piauí, com 61 projetos e potência de 2 mil MW. O Rio Grande do Norte é o terceiro colocado, com 1.332,3 MW. Em outubro do ano passado, foi realizado o primeiro leilão de energia fotovoltaica, que contratou 890 MW de capacidade instalada com preço médio de R$ 215/MWh.