A AES Sul concluiu a etapa de terraplanagem de uma de suas principais obras em 2015, a subestação Bom Princípio, no município de mesmo nome, no Rio Grande do Sul. O novo equipamento vai ampliar a oferta de energia na região do Vale do Caí em 25 MVA, beneficiando diretamente 25 mil clientes de Bom Princípio e das cidades de São Vendelino, São Sebastião do Caí, Tupandi, Harmonia e São José do Hortêncio. A nova subestação é um investimento de R$ 15 milhões, dentro do plano de investimentos da companhia deste ano, que está aplicando R$ 202 milhões em toda a área de concessão.
As próximas etapas serão as obras civis (casa de controle, muros e pórticos), e, posteriormente, a instalação do transformador e demais equipamentos elétricos. Também está sendo construído um módulo de 138 kV em São Sebastião do Caí, que fará a conexão com a nova linha de transmissão São Sebastião do Caí – Bom Princípio, obra 90% já executada. A nova subestação vai exigir, ainda, a construção de 10 quilômetros de linha de subtransmissão e cinco alimentadores (circuitos de média tensão).
As obras tem a finalidade de realizar a conexão com as redes de distribuição. A previsão é que os empreendimentos estejam concluídos em dezembro de 2015. A AES Sul é responsável pelo fornecimento de energia elétrica de 118 municípios do Rio Grande do Sul, e atende aproximadamente 1,3 milhão de clientes.