A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou na última terça-feira, 26 de maio, audiência pública para disciplinar os procedimentos para prestação de serviços ancilares de geração de energia. A audiência também busca revisar norma sobre a adequação de instalações de centrais geradoras em razão de alteração na configuração do sistema elétrico.
 
Os serviços ancilares se destinam a garantir a qualidade e segurança da energia gerada, contribuindo para a confiabilidade do Sistema Interligado Nacional. Uma das propostas em audiência é a adequação das terminologias relativas aos serviços de autorrestabelecimento e de suporte de reativos e a exclusão dos serviços ancilares de reserva de prontidão e de reserva de potência para controle primário e secundário de frequência.

Os interessados em contribuir com a audiência poderão enviar sugestões até o dia 26 de junho para o e-mail: ap033_2015@aneel.gov.br, pelo fax (61) 2192-8839 ou para o endereço da Agência (SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70830-110), em Brasília (DF). Mais informações podem ser consultadas aqui.