Poda de árvores reduz interrupções do fornecimento de energia em Alagoas

Ação de manutenção preventiva tem reduzido as paradas em 78% na área de concessão da Eletrobras

A Eletrobras Distribuição Alagoas tem alcançado resultados positivos no trabalho que visa reduzir a frequência das interrupções do fornecimento de energia provocadas pelo toque de árvores na rede elétrica. A ação de manutenção preventiva, por meio da poda de árvores, tem gerado redução no número de interrupções de até 78%.

Somente no primeiro trimestre de 2015, a empresa realizou 10.200 podas de árvores em Maceió e região metropolitana. No alimentador que distribui energia elétrica das localidades de Cruz das Almas a Ipioca, por exemplo, a distribuidora registrou um decréscimo de 74,9% nas variações de tensão ou interrupções no fornecimento de energia, proveniente de árvores ou vegetação na rede, comparando ao primeiro trimestre de 2014.

Segundo o gerente do departamento de manutenção da Eletrobras, o engenheiro eletricista Bruno Amaral, a poda de árvore é de responsabilidade dos gestores municipais, porém quando a vegetação está prestes a atingir a rede elétrica, é a Eletrobras que realiza a poda, de maneira ordenada e de forma que não agrida ao meio ambiente. A distribuidora executa o serviço com autorização prevista na lei municipal nº 6126, de 4 de abril de 2012, que permite a poda quando a árvore ou seus galhos causarem interrupção dos sistemas elétricos, quando os galhos ou as árvores caírem sobre os condutores das redes de distribuição ou de ramais de serviços ou quando oferecer risco de morte a pessoas.