A Alstom entregou, em abril, o último dos cinco rotores para a UHE Teles Pires. O equipamento, um rotor Francis com mais de 260 toneladas, cinco metros de altura e aproximadamente oito de diâmetro, é o maior já produzido para usinas hidrelétricas da América Latina, ultrapassando as dimensões de Tucuruí e Itaipu. Por conta do tamanho, o transporte do equipamento envolveu um sistema multimodal: rodoviário, marítimo e fluvial, percorrendo aproximadamente 6 mil quilômetros, entre Taubaté, Santos, Nova Palmira, no Uruguai, Assunção, no Paraguai e Cáceres, no estado do Mato Grosso, em um período de 180 dias até chegar ao canteiro de obras do cliente.
A Hidrelétrica Teles Pires está em construção no Rio Teles Pires, afluente do rio Tapajós, na divisa dos estados do Pará e Mato Grosso, nos municípios de Jacareacanga (PA) e Paranaíta (MT). Quando estiver em plena operação, vai atingir uma potência instalada de 1.820 MW, energia suficiente para abastecer uma população de cinco milhões de pessoas.
O escopo da Alstom consiste no fornecimento de cinco turbinas Francis de 364 MW, reguladores e equipamentos hidromecânicos e de levantamento para a Companhia Hidrelétrica Teles Pires. Mesmo com a finalização das entregas dos equipamentos, neste momento a empresa trabalha no comissionamento das turbinas para início da geração de energia. A previsão de finalização é para o próximo semestre de 2015.