Será iniciada ainda este mês a mobilização do canteiro de obras para implantação de uma nova subestação no município de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina, que irá reforçar e dar mais confiabilidade ao sistema elétrico da região. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu, nesta semana, a licença de instalação da Subestação Pinhalzinho 2, autorizando a Fronteira Oeste Transmissora de Energia S.A. – empresa constituída pela Eletrosul (51%) e CEEE-GT – (49%) – a dar início das obras.
Na SE Pinhalzinho 2, a energia que chegará em tensão de 230 mil volts será rebaixada para 138 kV para ser entregue à distribuidora local. A unidade será interligada à SE Foz do Chapecó, na divisa com o Rio Grande do Sul, por uma linha de transmissão de 230 kV e 36 quilômetros de extensão, que também será construída pela Fote. Os dois empreendimentos somam R$ 61,4 milhões. A licença de instalação emitida pelo Ibama inclui, ainda, a ampliação da SE Foz do Chapecó para conexão da nova linha. O prazo previsto para conclusão das obras é julho de 2016.
Os empreendimentos integram o lote I, do leilão de transmissão Aneel 07/2013, que inclui, ainda, o segundo circuito da LT Santo Ângelo – Maçambará, em 230 kV, com aproximadamente 200 km de extensão, o segundo circuito da LT Foz do Chapecó-Pinhalzinho 2, com aproximadamente 35 km, e a ampliação da Subestação Santa Maria 3, no Rio Grande do Sul.