A AES Eletropaulo (SP) espera uma retração em seu mercado entre 1,5% e 2% em 2015, refletindo a desaceleração econômica geral do país e a redução média da temperatura na comparação com o ano passado. O quadro negativo pode ser intensificado, uma vez que projeção desconsidera os efeitos dos aumentos das tarifas, que deverão se materializar só a partir de segundo trimestre. Segundo o presidente de concessionária, Britaldo Soares, é provável que alguns consumidores já tenham reduzido o consumo após os anúncios de aumento tarifário, contudo outros clientes devem adotar uma disciplina maior a partir do recebimento das faturas.
Além dos tradicionais reajustes anuais, as tarifas neste ano sofreram aumentos extraordinários. Houve também o impacto causado pela entrada do sistema de bandeiras tarifárias. Soares, que conversou nesta segunda-feira, 11 de maio, com analistas de mercado, explicou que tanto a Revisão Tarifária Extraordinária quanto a entrada do sistema de bandeiras são medidas regulatórias que visam restaurar a normalidade dos fluxos de caixas das distribuidoras, frente a expressiva elevação do custo de energia comprada, decorrente da situação hidrológica adversa e da necessidade de significativo despacho térmico.
No primeiro trimestre, o mercado total da companhia foi de 11.384,3 GWh, uma redução de 3,4% em relação ao primeiro trimestre de 2014, com desempenho negativo em todas as classes de consumo. No segmento industrial, destaca-se a desaceleração da produção industrial, que fez com que essa classe registra-se queda de 6,7% no trimestre. Já as classes residencial e comercial tiveram queda de 3,0% e 2,0%, respectivamente, reflexo das menores temperaturas, do desempenho negativo da atividade comercial no estado de São Paulo e o desempenho da renda real na região metropolitana de São Paulo.