O presidente da CPFL Energia, Wilson Ferreira Júnior, voltou a confirmar que a empresa tem interesse nas distribuidoras da Eletrobras caso a estatal realmente coloque essas concessionárias à venda. O executivo preferiu não apontar quais seriam as preferências da companhia, apenas comentou que no segmento de distribuição é importante ter escala para gerar valor para a empresa, por isso, disse que seria interessante no caso se as menores pudessem ser consolidadas. Dessa forma, sendo mais atrativas para o mercado.

“Óbvio que temos interesse e estamos atendo a oportunidades, avaliaremos cada uma delas”, resumiu ele sem detalhar mais o assunto durante a teleconferência de resultados da companhia no primeiro trimestre. E desconversou ainda ao dizer que além de escala é importante avançar em termos de geografia pelo país. O executivo disse ainda que o momento pode ser oportuno para esse movimento no setor elétrico já que a renovação das concessões de distribuidoras é previsto para meados desse ano. E elogiou os avanços na metodologia do 4º ciclo de revisão tarifária. Apesar disso, disse Ferreira Júnior, ainda há pontos que podem ser aperfeiçoados no modelo regulatório.
Entre os pontos positivos ele citou já esperado aumento do wacc regulatório, a simplificação do modelo de contingências trabalhistas e método de perdas comerciais para empresas que apresentam índices baixos. E de negativo, a não remuneração de ativos 100% depreciados, além de citar que não há estímulo às empresas se tornarem mais eficientes.