Cisco vai fornecer infraestrutura de comunicações para projeto de smart grid da Eletrobrás

Projeto terá investimentos de R$ 1,2 bilhão. Itron será uma das fornecedoras de soluções do projeto

A Cisco anunciou nesta semana que vai fornecer a infraestrutura de comunicações para o "Energia +”, programa de medição inteligente que está sendo implantado nas seis distribuidoras da Eletrobras. Com um financiamento de R$ 1,2 bilhão do Banco Mundial, o programa vai permitir a eficiência operacional e melhorar a qualidade do serviço e controle de perdas não-técnicas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Os medidores vão usar a Cisco Field Area Network, que funciona com uma infraestrutura do medidor avançada que vai ser usada em 80 mil metros na primeira fase do projeto. A solução IPv6 da Cisco é flexível, segura e resiliente, e permite a implementação de soluções diferentes, com a automação da distribuição de energia, gestão de equipa no campo, e integração com sistemas legados.

Os dados recolhidos serão transmitidos em tempo real pela rede sem fio diretamente para o centro de medição da Eletrobras. Com isso, é possível monitorar e controlar melhor os contadores de energia e no futuro a rede elétrica, permitindo a identificação e correção de falhas na estrutura de distribuição mais rápido. Além disso, a solução também irá facilitar uma redução dos custos operacionais, diminuindo o deslocamento de equipas técnicas para locais situados em áreas remotas. Para o cliente, em troca, significa uma maneira de monitorar e controlar seu próprio consumo.

A implementação do projeto será feita por um consórcio formado pela Itron, Siemens, Telefonica e Telemont e será concluída em 2017. O projeto conta com a nova tecnologia Itron Riva, que permite que a Eletrobras implemente uma única rede que incorpora duas tecnologias de comunicação que funcionam em harmonia no mesmo dispositivo e em tempo real. Ela seleciona o melhor caminho de comunicação com base nas condições operacionais da rede, atributos de dados e requisitos de aplicações. Ela também oferece uma plataforma de software unificada baseada em dispositivos para novas aplicações de rede inteligente que se beneficiam das comunicações de alto desempenho e do poder da computação distribuída na rede de baixa tensão.

De acordo com Emerson Souza, diretor da divisão de Eletricidade da Itron para América Latina, a OpenWay Riva é uma verdadeira inovação na indústria. Ela reduz o planejamento de rede, o design e o tempo de implementação, além de ajudar empresas como a Eletrobras a acelerar os resultados em relação a aplicações de rede inteligente.