Construtivo desenvolve ferramenta para gestão de documentos da CEEE-GT

Colaborativo já está sendo usado em quatro fornecedores de subestações

Para atender a demanda da CEEE-GT no controle de versão e fluxo de documentos em projetos de engenharia e construção desenvolvidos por seus fornecedores, o Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor de engenharia, desenvolveu um template da sua solução de gestão de documentos, o Colaborativo.

A ferramenta é disponibilizada em nuvem e recebeu novas funcionalidades em seu workflow para atender a totalidade o edital. Durante o ciclo de vida do documento, por exemplo, a disponibilização para a próxima etapa só pode ser feita caso os precedentes sejam totalmente atendidos pelos usuários. Já para dar início a um empreendimento, é necessário que conste no workflow do projeto a associação de anexos comentados e carimbados pelos analistas da CEEE-GT junto ao projeto original.

Atualmente, a solução está em uso em quatro fornecedores da CEEE que, juntos, gerenciam 11 subestações de energia que estão sendo construídas utilizando o Colaborativo para controle do fluxo de documentos. De acordo com o engenheiro eletricista de Subestações da CEEE, Eduardo Bortolin Argenton, os editais de empreendimentos da CEEE-GT estabelecem um gerenciador eletrônico de documentos e o Colaborativo é um dos sistemas que atende aos requisitos das características técnicas exigidas. A diferença do Colaborativo para uma solução disponível no mercado é sua especialização no setor de engenharia e construção. Esta natureza, de acordo com o Construtivo, dá condições aos empreendimentos de serem controlados através de workflow durante todo o ciclo de vida do documento, desde a sua criação até o arquivamento.

Em uso em obras turn-key, o Colaborativo atende 100% das especificações dos escopos de projetos, que se inicia no registro de todas as ações e tomadas de decisões realizadas pelos usuários, passa pelo registro de todos os comentários feitos durante a etapa de análise e aprovação, permite o acesso direto ao histórico através do documento ou de suas revisões e finaliza no armazenamento digital do histórico das alterações.

Para o presidente do Construtivo, Marcus Granadeiro, o uso do Colaborativo pelas fornecedoras da CEEE dá condições de firmar a solução como referência para o setor elétrico em processos de engenharia e construção, além de colocar a companhia de energia elétrica em evidência no mercado como empresa que prima pela transparência, buscando a eficiência operacional através do controle de processos.