O Brasil se tornou o maior mercado mundial para a norte-americana NexSteppe. A empresa comemorou a comercialização de mais de 10 mil hectares de sementes de sorgo biomassa Palo Alto nessa temporada, que compreende a safra de verão e a safrinha. Esse volume representa um crescimento de 10 vezes sobre o mesmo período anterior o que levou a companhia a alcançar escala comercial desse produto.

“O Brasil é o nosso maior e mais importante mercado. O país é um líder global em energia produzida a partir da biomassa e biocombustíveis, por isso é um local chave para consolidarmos nosso negócio e testar nossos produtos”, afirmou a CEO e fundadora da empresa, Anna Rath.
Em 2013 a executiva já acreditava que o pais poderia ser o principal mercado da empresa em função das perspectivas de crescimento da demanda por energia de biomassa e biocombustíveis. Com o atual volume de sementes negociado, a empresa calcula que o sorgo produzido poderá gerar algo entre 120 a 130 mil MWh de energia, dependendo da eficiência da conversão. O rendimento da biomassa plantada é de 20 a 25 toneladas por hectare plantado, segundo dados da própria empresa.
A empresa destaca ainda que esse crescimento foi obtido em um período curto de tempo e sem um programa de política pública de financiamento de plantação. A companhia credita esse avanço ao fato de que o sorgo produzido é uma matéria prima cuja adaptação às caldeiras seja em umidade, tamanho de partícula, poder calorífico e outras características, é classificada como excelente.