A Celesc e a Iguaçu Energia (SC) estão atuando para restabelecer o fornecimento de energia para a região Oeste do estado, que foi surpreendida por um tornado na última segunda-feira, 20 de abril. A cidade mais atingida foi Xanxerê, atendida pela Iguaçu Energia, mas cidades como Concórdia e Plano Serrado, na área da Celesc, também foram afetadas. De acordo com Antônio Baldissera, diretor da Iguaçu Energia, cerca 90% da rede de distribuição da cidade já está normalizada. Ele acredita que até amanhã mais áreas sejam restabelecidas e que apenas nas áreas diretamente atingidas o tempo para o reparo seja maior, podendo levar mais dias. "Ficamos com 33 mil consumidores por 28 horas sem energia", explica. Na Celesc, 158.548 unidades consumidoras chegaram a ficar sem energia em várias cidades da região.
Ventos das classificações F2 e F3 que chegaram até 200 km/h atingiram a região. De acordo com Baldissera, 250 postes da distribuidora foram derrubados com os ventos. Ainda sem conseguir contabilizar o total de danos causados pelo tornado, ele conta que no momento a prioridade é restabelecer o fornecimento. "Ainda não avaliamos o prejuízo", avisa ele, lembrando que cabos de energia foram furtados.
A Celesc contabilizou 14 torres derrubadas pelos ventos. Ela já conseguiu reconstruir oito. Segundo informações da Celesc, já foram reenergizadas a LT 138 kV entre a SE Xanxerê e a SE Chapecó II e o primeiro circuito da LT 69 kV entre a SE Xanxerê e a SE Plano Alto. Essa reenergização permitiu a realimentação da SE Seara e o restabelecimento de 12.500 unidades consumidoras na região de Concórdia. Também já foram reenergizadas as SE Concórdia, Faxinal dos Guedes, Ipumirim e Arabutã.
Às 15:54 horas desta quarta-feira, 22, segundo dados do Centro de Operação e Controle da Celesc, foi religada a linha de transmissão que conecta a Subestação Seara à Subestação Xanxerê, restabelecendo o sistema elétrico de 69 kV do Oeste de Santa Catarina, que volta a operar em sua condição original. Essa era a última etapa para a operação plena do sistema no Oeste do estado.