Começou há instantes o leilão de transmissão nº 5/2016 que é realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica e operacionalizado na sede da B3 (antiga BM&FBovespa), na cidade de São Paulo. O certame é realizado para a concessão de 35 lotes onde o vencedor será o responsável pela construção, operação e manutenção do ativo arrematado.

Ao total os lotes somam 7,4 mil quilômetros de linhas de transmissão e subestações com capacidade de transformação de 13.200 mega-volt-amperes (MVA) em 20 estados. O investimento previsto pela Aneel é de R$ 13,1 bilhões e Receita Anual Permitida (RAP) máxima de R$ 2,7 bilhões com a geração de 28,3 mil empregos diretos. O prazo de entrada em operação, segundo o edital do certame, é de 36 a 60 meses a partir da assinatura dos respectivos contratos de concessão.

Os lotes estão localizados em Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Em função de sua magnitude está prevista uma parada para o almoço no decorrer do dia.