A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou o reajuste tarifário anual das cooperativas de eletrificação rural Itaí-Paranapanema-Avaré e Centro Sul de Sergipe Ltda. As novas tarifas entrarão em vigor a partir de 29 de abril.
A Ceripa terá aumento médio de 26,22%, com 35,55% em média para os consumidores atendidos em baixa tensão e 17,33% na média da alta tensão. A cooperativa atende 10 mil unidades consumidoras em São Paulo.
Para os consumidores da Cercos, o aumento médio será de 50,01% com efeito tarifário médio de 50,53% para os consumidores conectados em baixa tensão e de 32,20% para os de alta tensão. A cooperativa atende 5 mil unidades consumidoras em Sergipe.
Os índices elevados de reajuste da Ceripa e da Cercos são o resultado da conjugação da revisão tarifária periódica, que deveria ter acontecido em 2016 mas foi adiada por 12 meses, com o reajuste anual de 2017. Os clientes em baixa tensão terão impacto maior em consequência da redução gradual dos descontos aplicados à energia comprada pelas cooperativas, prevista na Lei 13.360.
Ceres – A Aneel decidiu ainda suspender o reajuste tarifário de 2017 da Cooperativa de Eletrificação Rural de Resende, que atende 5 mil unidades consumidoras no interior do estado do Rio de Janeiro. A Ceres está inadimplente com o pagamento de obrigações setoriais e continuará a aplicar as tarifas de 2015 até que a situação seja resolvida. A fiscalização da agêncial vai abrir processo para apurar as causas da inadimplência.