O consumo de energia do Grupo Energisa no mercado livre e cativo subiu 2,2% no primeiro trimestre desse ano na comparação com o mesmo período do ano passado. A empresa divulgou na última terça-feira, 25 de abril, seu boletim operacional. De acordo com a Energisa, caso fosse considerado o fornecimento não faturado, o valor de 7.372,4 GWh sobe para 7.392,2 GWh, levando o aumento para 3%. As migrações para o ambiente livre fizeram com que o consumo nele crescesse 34,6% no trimestre, enquanto o cativo caiu 2% por conta dessas migrações.

Ainda de acordo com a Energisa, o consumo total na Energisa Borborema (PB), cresceu 9,2% no trimestre. Na região, o consumo total das concessionárias do grupo aumentou 3,3%, puxado pela Borborema. O consumo no Centro-Oeste também teve crescimento acentuado, subindo 4,5% na comparação com o dia anterior. Já nas distribuidoras do Sul/Sudeste, o destaque ficou com a Bragantina, que cresceu 4,7%, a Força e luz do Oeste, com aumento de 3,3% e Energisa Minas Gerais, que subiu o consumo em 2,5%.

Em março, melhorias no cenário macroeconômico levaram a um aumento de 3,7% no consumo dos mercados cativo e livre, resultado do aumento das vendas de energia em todas as regiões que o grupo atua, com exceção da região Norte, em que a Energisa Tocantins teve o seu consumo afetado por temperaturas mais amenas e pelo alto índice de chuvas no mês. As distribuidoras da região Sul/ Sudeste tiveram aumento de 7,6% no mês.