Em ação conjunta com a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio de Concessionárias e Serviços Delegados (DRCP), a CEEE Distribuição vem intensificando o combate a fraudes e irregularidades na distribuição da energia elétrica em Porto Alegre (RS).

Foram 34.521 inspeções ao todo em um período de 15 meses, que resultaram em cobranças de R$ 30 milhões. A última aconteceu quarta-feira (26), quando representantes da associação de moradores e de uma empresa de segurança que atua no condomínio Ecoville, na zona Norte de Porto Alegre, foram autuados pela DRCP. No local, os agentes da polícia civil detectaram a utilização de câmeras particulares de vídeo nas ruas da localidade, o que não é permitido pela legislação, além dos equipamentos estarem sendo abastecidos com energia elétrica, sem o devido registro de consumo.  
 
Segundo os técnicos da CEEE que acompanharam o trabalho de investigação, os equipamentos utilizavam energia da rede da concessionária. Além disso, refletores de iluminação existentes numa praça ao lado do prédio da Associação também usavam energia sem registro. O delegado Alexandre Fleck, que vem acompanhando algumas das operações da CEEE, destaca que o furto de energia por estabelecimentos comerciais está no foco das ações da DRCP: “Essas ações ilegais, além de gerar perdas à rede de energia, trazem concorrência desleal e reduzem a arrecadação de impostos, repercutindo em prejuízos a toda população”.
 
Conforme o diretor de Distribuição da CEEE, Júlio Hofer, ainda neste primeiro semestre haverá modernização nos processos de medição e combate às perdas por parte da empresa, além do acrésimo de equipes de fiscalização. “Uma dessas novidades é a implantação de um novo sistema de medição centralizado na empresa com objetivo de impedir novos desvios de energia em áreas de complexidade social, o que trará melhoria no desempenho operacional da Companhia e qualificação dos serviços aos clientes de forma geral”.