Os agentes associados à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica aprovaram por unanimidade as demonstrações financeiras da entidade e os relatórios dos auditores independentes referentes ao ano de 2016. Aprovaram ainda a remuneração dos membros dos conselhos de Administração e Fiscal. A deliberação ocorreu na 18ª Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada em São Paulo, que reuniu representantes de 1.561 agentes, o correspondente a 46,5% dos votos válidos.

Durante a Assembleia, o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri, apresentou aos agentes as ações realizadas pela instituição no último ano, como as iniciativas aplicadas para diminuir a sobrecontratação das distribuidoras, com ênfase para o Mecanismo de Compensação de Sobras e Déficits (MCSD) de Energia Nova. Outra ação foi a flexibilização nos requisitos de medição de energia e das melhorias nos processos internos para atendimento dos agentes.

Já as perspectivas da entidade para 2017 apontam para temas prioritários como a judicialização no setor elétrico, com ênfase na questão do risco hidrológico (GSF, na sigla em inglês) no ambiente livre, os aperfeiçoamentos dos novos parâmetros para cálculo do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), os efeitos da migração de consumidores para o mercado livre, além da nova atribuição da CCEE como gestora das contas setoriais (CDE, RGR e CCC), que inicia-se a partir de 1º de maio.