Um mutirão de aproximadamente 50 profissionais das mais variadas regiões do pais, instalará, entre 25 de abril e 2 de maio, 91 pararraios de óxido de zinco na Linha de Transmissão LT 345 kV Barro Branco- Ouro Preto, em estruturas localizadas nas cidades de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais. 

A LT Barro Branco – Ouro Preto é fruto do seccionamento da LT Vitória – Ouro Preto, e compreende 127 torres em um trecho de 59 km. As linhas resultantes daquele seccionamento, Barro Branco – Ouro Preto, Padre Fialho – Barro Branco e Vitória – Padre Fialho, contribuem com o abastecimento de Vitória (ES) e da região Norte Fluminense (RJ).
 
A ação foi decidida após estudos sobre a elevada incidência de descargas atmosféricas na região. O terreno rochoso, que acarreta altas resistências de aterramento, também influi no desempenho da linha. De acordo com o projeto, logo após a energização, os técnicos identificaram que a LT apresentava uma performance aquém do esperado. Em 2011 e 2012, a companhia já havia instalado outros 44 pararraios na linha em questão, o que melhorou parcialmente o seu desempenho. 
 
Essa ação faz parte do Plano de Melhorias de FURNAS, em parceria com a ANEEL. A conclusão do serviço na última terça-feira, 2 de maio, antecipa em quatro meses o prazo estabelecido junto à agência, que é setembro de 2017. O investimento total é da ordem de R$ 2 milhões.