Uma parceria entre Copel e Itaipu estuda meios para modernizar a oferta de energia elétrica no setor rural no Oeste do Paraná. Esse é o resumo do encontro entre o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Vianna, e o presidente da Copel, Antonio Sérgio de Souza Guetter, que estiveram reunidos na última terça-feira, 2 de maio, em Foz do Iguaçu.

Conforme esclarece Paulo Afonso Schmidt, da Assessoria de Energias Renováveis da Itaipu, o objetivo da parceria é promover na região uma nova versão do programa Mais Clic Rural, que propõe a modernização dos serviços de energia em áreas rurais, com a expertise da binacional em energias renováveis. “Há uma demanda crescente por energia, especialmente da cadeia de proteína animal, que é o carro-chefe da economia do Paraná. E a ideia é buscar uma nova modelagem para o Oeste do Paraná, que ajude a baratear os custos de energia e melhorar os resultados econômicos para os produtores”, afirmou Schmidt, informando que o objetivo é estabelecer a parceria ainda neste semestre.
 
Durante a reunião, o presidente da Copel conheceu alguns dos projetos que a Itaipu já desenvolve na região, como o programa Oeste em Desenvolvimento, e a promoção do uso de fontes renováveis, com ênfase no biogás gerado a partir de dejetos da agropecuária.