A RGE Sul (RS) investiu R$ 77 milhões nos primeiros quatro meses do ano para a realização de obras de infraestrutura e expansão em todos municípios de sua área de concessão. Sem exceção, os 118 municípios abastecidos pela rede elétrica da concessionária receberam alguma ação. As atividades fazem parte do planejamento estratégico da companhia e contemplou a troca de 14 mil postes de madeira e 4,3 mil obras de melhoria, manutenção e ampliação da malha, que incluem a troca de transformadores, instalação de religadores e a expansão da rede para novos pontos dos municípios, além do recondutoramento de quilômetros de linhas já existentes.

Os postes de madeira foram substituídos por concreto, visto a maior resistência do material às intempéries, bem como a melhor adaptação ao padrão climático do estado. A meta para ano é substituir mais 40 mil postes. Outra parcela do investimento foi destinada a dar mais robustez ao sistema de distribuição e aumentar a qualidade do fornecimento de energia das cidades, incorporando à rede novas tecnologias e equipamentos telecomandados. 

O presidente da companhia, José Carlos Saciloto Tadiello, destaca a organização estratégica do planejamento: "Todas as obras e ações, como podas, trocas de postes e substituição de transformadores, seguem um cronograma elaborado com muita estratégia para beneficiar o conjunto dos 118 municípios da nossa área de concessão", observou Tadiello.