fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou que o Operador Nacional do Sistema (ONS) coloque em prática um plano de operação de longo prazo para as usinas do rio São Francisco. O rio, que fica na região Nordeste do país, passa por um longo período de escassez hídrica, iniciado no final de 2012. A operação com vazão reduzida visa garantir o abastecimento hídrico da região, geração de energia por parte de um conjunto de usinas localizadas ao longo do curso do rio, e a recuperação gradual desses reservatórios.
O plano prevê operar as UHEs Sobradinho, Luiz Gonzaga, Xingó e complexo Paulo Afonso com defluência de 700 metros cúbicos por segundo até abril de 2018. De maio a dezembro de 2018, a vazão subiria para 850 m³/s. Para o período de janeiro a dezembro de 2019, está prevista a operação dessas usinas com defluência de 900m³/s. A partir de janeiro de 2020, a operação respeitaria a vazão de 1.300m³/s nessas usinas.
O despacho n° 1.354 da Aneel autorizando o plano de operação das usinas do rio São Francisco foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 18 de maio.