A Cemig Distribuição terá redução média de tarifas de 10,66% a partir de 28 de maio.  O índice resultante do reajuste anual  terá efeito médio de 5,82%  para os consumidores atendidos em baixa tensão e de 21,04%  em média para os clientes atendidos em baixa tensão. As novas tarifas da concessionária vão vigorar a partir de 28 de maio.

A diferença de impacto na alta e na baixa tensão é explicada pela redução das despesas da Conta de Desenvolvimento Energético e pela retirada de parte dos custos cobrados da indústria, como  consequência da decisão judicial que beneficiou empresas filiadas à Associação Brasileira dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres. O reajuste foi influenciado pela redução de 5,40% nos encargos setoriais,  e pelo aumento de 5,16% nos custos de transmissão e de 1,17% na compra energia.  Serão retirados da tarifa nos próximos 12 meses 4,68% em custos financeiros. Outros – 7,28% em financeiros incluídos no último reajuste deixam de existir a partir do processo atual.

No ano passado, as tarifas da empresa foram reajustadas em média em 3,78%. A Cemig atende 8,2 milhões de unidades consumidoras em Minas Gerais e tem faturamento anual da ordem de R$ 13 bilhões.