A proposta de revisão tarifária da Cooperativa Aliança sugere redução média nas tarifas da distribuidora de 1,93%, com impacto de -7,10% na alta tensão e de 0,44% para os consumidores atendidos em baixa tensão. O processo passará por audiência pública de 24 de maio a 8 julho, com reunião pública na cidade de Içara, Santa Catarina, em 22 de junho. O resultado definitivo será aplicado a partir de 29 de agosto.
Os cálculos da Aneel mostram redução de 3,02% nos encargos setoriais, aumento de 0,65% na transmissão e crescimento de 3,86% no custo da energia comprada. A proposta é de que sejam retirados da tarifa 4,98% em componentes financeiros, assim como 2,36% em despesas financeiras incluídas no processo tarifário anterior.
Em janeiro desse ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou a aplicação de descontos tarifários sobre a energia comprada pela distribuidora. Apesar do contrato de concessão, a Coooperaliança foi equiparada às demais cooperativas.
Também ficarão em audiência pública os limites dos indicadores de qualidade que medem a duração (DEC) e a frequência (FEC) das interrupções no fornecimento de energia para o período de 2018 a 2021. A Cooperaliança atende 36 mil unidades consumidoras no interior catarinense.