A CGTEE apresentou nesta terça-feira, 23 de maio, novo Plano de Demissão Voluntária Extraordinária aos empregados lotados na sede, em Porto Alegre, e na termelétrica Presidente Médici, em Candiota (RS). A Eletrobras salientou que o PDVE é exclusivo da subsidiária e não tem relação com o Plano de Aposentadoria Extraordinária lançado esta semana.

São elegíveis todos os empregados lotados na usina, além de profissionais da área administrativa da companhia. A adesão é voluntária e pode ser realizada até 2 de junho. Os desligamentos deverão ocorrer entre junho deste ano e janeiro de 2018, conforme a conveniência da empresa.

A CGTEE está passando por uma ampla reestruturação para se adequar ao descomissionamento das fases A, previsto para dezembro, e B, já desligada, da usina de Candiota. Apenas a fase C continuará em operação. Além disso, a empresa registrou um prejuízo de R$ 1 bilhão no ano passado.

A reorganização da empresa passa por fusão de diretorias; adequação da estrutura organizacional, com a diminuição do número de funções gratificadas; revisão dos contratos e das atividas terceirizadas; bem como mudança nas políticas de suprimento, com a integração da empresa ao Centro de Serviços Compartilhados Eletrobras, cuja implantação está em andamento.

Segundo a Eletrobras, todas essas iniciativas têm como objetivo reverter o prejuízo apresentado em 2016 e permitir que a empresa mantenha continuidade operacional, cumprindo o seu papel de contribuir para a segurança energética do Sistema Interligado Nacional.