Com o objetivo de fomentar a economia e projetar o crescimento da demanda energética do Estado do Rio Grande do Sul, a RGE investiu R$ 75,3 milhões em sua área de concessão durante no primeiro trimestre de 2017. O valor aplicado em obras de expansão, manutenção e modernização da rede elétrica é 30,5% superior ao destinado pela companhia no mesmo período de 2016.

O aumento expressivo nos investimentos tem origem no Planejamento Estratégico da distribuidora e segue alinhado com a política do Grupo CPFL Energia de investir de forma consciente e contundente em municípios de sua área de concessão. O foco das aplicações foi na robustez às redes primárias e secundárias de distribuição e tem reflexo diretamente na qualidade do fornecimento de energia aos mais de 1,45 milhão de clientes da distribuidora na região Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul.

Os projetos executados pela RGE dos primeiros três meses do ano contemplaram ações para evitar interrupções causadas por fatores externos à rede e que são inerentes ao modelo elétrico adotado no país, como fenômenos climáticos. Somente na substituição de cerca de 10 mil postes de madeira por postes de concreto, foram aplicados R$ 9,9 milhões.

Para o restabelecimento do sistema em manutenções emergenciais do sistema, entre janeiro e março deste ano, a companhia investiu R$ 12,3 milhões e outros R$ 6,8 milhões na substituição de transformadores avariados e na manutenção de religadores e reguladores de tensão.

Na execução de projetos destinados ao atendimento a clientes e levar energia elétrica a novos pontos da área de concessão, a empresa fez investimentos na ordem de R$ 17,4 milhões para novas ligações de energia na zona urbana e rural.

Os projetos de suporte de crescimento do mercado receberam R$ 14,3 milhões. A parcela dos recursos foi aplicada na modernização e aumento de capacidade de subestações e também nas adequações das redes de distribuição.

O presidente da RGE, José Carlos Saciloto Tadiello, explicou que os crescentes investimentos asseguram que os consumidores possam ter qualidade no fornecimento de energia elétrica: “Nossa maior preocupação é com o cliente e com os serviços que estamos prestando”, afirma Tadiello.