Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Os investimentos no mercado global de microgrid (geração em unidades próprias por meio de fontes renováveis e baterias que podem operar desconectadas da rede) praticamente dobrarão de tamanho em um espaço de cinco anos. De acordo com relatório da consultoria GlobalData, os aportes de recursos, que totalizaram US$ 12 bilhões em 2016, deverão atingir cerca de US$ 23 bilhões em 2021, registrando uma taxa de crescimento anual de 14% no período.

O último relatório da empresa afirma que as principais alavancas para o mercado de microgrids incluem aspectos como resiliência, confiabilidade e credenciais ambientais. Por outro lado, os desafios passam por pontos como melhorias legislativas e regulatórias, maior aceitação do usuário final e a redução dos custos associados à tecnologia. Entre 2017 e 2021, a expectativa é que o mercado avance no período, impulsionando a comercialização de projetos.

Um dos principais mercados são os Estados Unidos, que representam 39% de todos os projetos nessa área em todo o mundo. O país iniciou a implantação de sistemas de microgrids como forma de assegurar o fornecimento confiável de eletricidade, inclusive no poder público. Na avaliação da analista de energia da GlobalData, Subha Krishnan, a conversão da rede tradicional para microgrid exige transformação de modelos de negócios e a adoção de tecnologias inovadoras.