fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Até o fim de agosto, Itaipu Binacional deve apresentar o planejamento da atualização tecnológica das unidades geradoras da hidrelétrica. De acordo com o diretor geral de Itaipu, Luiz Fernando Vianna, na ocasião será feito um workshop para os potenciais interessados na licitação, explicando as etapas da disputa, que será internacional. Essa atualização deve ter início em 2018. A licitação deve movimentar US$ 500 milhões e os recursos serão da própria usina de Itaipu.
O diretor de Itaipu explica que não haverá troca de turbinas e sim uma modernização dos seus componentes que são passíveis de troca. “Essa será a primeira vez revisão tecnológica das máquinas. Tem algumas com 33 anos de operação”, lembra Vianna. A atualização dos componentes é necessária para que não haja queda na produção de energia e o nível de digitalização da usina vai aumentar. “[A atualização tecnológica] É para conseguir manter esses altos níveis de produção de energia que temos tudo com segurança”, aponta. No ano passado, a usina bateu recordes de geração de energia.
Ainda de acordo com o diretor de Itaipu, o planejamento será feito de forma que não haja recuo na produção de energia de Itaipu, o que poderia impactar nos royalties repassados aos municípios da região. “Vamos parar uma máquina de cada vez, até parar duas, mas traçamos cenários para evitar uma queda na produção de energia”, avisa ele. O processo deve durar cerca de dez anos.
* O repórter viajou a convite de Itaipu Binacional