A Eletrosul chegou a um acordo com a Shanghai Electric Power Transmission and Distribution Engineering, subsidiária da Shanghai Electric e assinaram um acordo preliminar visando à transferência total do conjunto de projetos que compõe o Lote A, resultante do leilão 4/2014 referente a projetos de transmissão no Rio Grande do Sul.
Em comunicado ao mercado publicado na noite da segunda-feira, 5 de junho, Eletrobras explica que a próxima etapa das negociações estabelecerá as condições detalhadas do negócio que se dará por meio de um acordo vinculativo, incluindo questões relacionadas ao cronograma de implementação e operação.
O projeto alvo desse acordo inclui 1,9 mil quilômetros de linhas de transmissão, a construção de sete nova subestações e a ampliação de outras 16 existentes. O investimento total está orçado em R$ 3,27 bilhões. A empresa chinesa deverá constituir uma SPE para a construção, operação e manutenção desses ativos e no acordo a Eletrosul pode deter até 25% de participação.
Esse acordo, explicou a estatal brasileira, é o resultado de uma chamada pública lançada pela Eletrosul ainda em 2015 para a seleção de empresas interessadas em estabelecer uma parceria para esses projetos.