A Voith tem mais motivos para comemorar os 150 anos de atividade. A fabricante de equipamentos viu seu volume de pedidos recebidos aumentar substancialmente no primeiro semestre fiscal do ano. Apesar do ambiente de mercado, que continua a ser desafiador, o Grupo conseguiu manter suas vendas praticamente estáveis e aumentou o resultado operacional de seus principais negócios.

No primeiro semestre do ano fiscal de 2016/17, as principais divisões do Grupo continuaram apresentando bons resultados. O volume de pedidos recebidos pelas divisões Voith Hydro, Voith Paper e Voith Turbo totalizou € 2,32 bilhões. Isso representa um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Com um total de € 5,75 bilhões, o volume de pedidos em carteira também aumentou 8% em relação ao nível observado no exercício fiscal passado. Somando € 1,97 bilhão – frente a € 2,04 bilhões -, as vendas ficaram praticamente estáveis em termos do volume de pedidos recebidos. Isso se deve a menor quantidade de pedidos recebidos pela Voith Turbo, o que foi principalmente causado pelas condições adversas de mercado em algumas áreas atendidas pela empresa no ano passado.

O Grupo continuará investindo em sua transformação digital ao longo do resto do ano – paralelamente ao avanço do crescimento de suas principais Divisões. Em seus negócios operacionais, a Voith tem a expectativa de vendas praticamente estáveis comparadas com as do ano passado, bem como um volume de pedidos recebidos levemente maior em um ambiente de negócios que continua sendo desafiador. Conforme projetado, o lucro operacional do Grupo Voith será claramente positivo – embora ele provavelmente fique abaixo do mesmo nível do ano passado, devido aos custos para a estruturação da Voith Digital Solutions. O resultado líquido do Grupo alcançará um valor recorde no ano do aniversário da empresa. Os efeitos da venda da participação acionária na KUKA nos resultados contribuíram para isso.

De acordo com Hubert Lienhard, presidente e CEO da empresa, no primeiro semestre deste ano a Voith novamente conseguiu aumentar o seu retorno sobre o capital e sobre as vendas, que permaneceram estáveis. Além disso, ela avançou na implementação gradual da agenda digital. Graças às decisões estratégicas tomadas nos últimos anos, as principais áreas de negócios da Voith continuam lucrativas. Segundo o executivo, após o processo de transformação realizado na empresa, a Voith agora está em posição favorável para aumentar sua rentabilidade de maneira sustentável.