O novo diretor de Coordenação de Itaipu, Hélio Gilberto Amaral, teve o decreto de nomeação assinado pelo presidente Michel Temer e pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 8 de junho. No mesmo dia da sua nomeação, o novo diretor já participou da 1001ª Reunião de Diretoria Executiva, no 6º piso do Edifício da Produção. Amaral disse que a agenda de visitas será definida após uma série de reuniões com o corpo técnico de Itaipu, para se inteirar dos programas em desenvolvimento na região.

Ele pretende fazer um giro por todos os 29 municípios da Bacia do Paraná 3 para conhecer de perto as ações e parcerias desenvolvidas pela binacional na região. Na sequência, o roteiro de visitas será estendido para os municípios da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. A ideia é avaliar os programas, os resultados e os pontos que necessitem ser reajustados, sempre na perspectiva de melhorar e estreitar as parcerias. O novo diretor de Coordenação de Itaipu nasceu em Tatuí, interior de São Paulo, e vive no Paraná desde 1994. É formado em Engenharia Mecânica, com doutorado em Gestão de Organizações Inovadoras.

Entre outras funções, Amaral foi diretor da Universidade Livre do Meio Ambiente, em Curitiba, e do Centro Internacional de Formação de Autoridades Locais, que capacita gestores de toda a América Latina, em parceria com o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa. Amaral também desenvolve pesquisas nas áreas de veículos elétricos e atuou na coordenação local da 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica e 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, em 2005, em Curitiba. O novo diretor observou que as ações de Itaipu na área de meio ambiente são reconhecidas dentro e fora do Brasil e que “é uma honra colaborar com um trabalho que já vem sendo executado de maneira tão boa e que é elogiado nacional e internacionalmente”.